Portal de notícias, curiosidades, livros, cursos e muito mais!

5s Metologia: O que é e como aplicar na empresa.

  O 5s é uma metodologia de gestão empresarial de origem japonesa que, teve seu desenvolvimento após a segunda guerra mundial, período no qual o pais precisava s reerguer em razão da crise econômica em que se encontrava.



O 5s é uma filosofia empresarial que apresenta meios eficientes e eficazes para gestão de empresa, pode ser implementada nos mais diferentes níveis dentro da empresa e também de certa forma aplicada a vida pessoal.

O que significa 5s


A metodologia leva este nome por ser baseada nos cinco sensos japoneses:

  1. SEIRI (senso de utilização);
  2. SEITON (senso de organização);
  3. SEISO (senso de limpeza);
  4. SEIKETSU (senso de normalização);
  5. SHITSUKI (Senso de disciplina).

 SEIRI
 Seiri é o primeiro senso e é o senso de utilização. A sua função é de manter no ambiente de trabalho apenas o que é necessário, verificando a utilização de materiais ou documentos pela equipe.
 Nos casos de não haver utilidade é o momento de descartar ou destinar para outro setor que vai fazer a utilização deste recurso, seja materiais, documentos ou maquinas por exemplo.

 O objetivo é manter somente o necessário no setor.

 SEITON
 Seiton é o segundo senso, neles temos como foco a organização. Após a separação do que é útil, vem a hora de organizar os  materiais, documentos ou equipamentos. Os mesmos que forem utilizados com mais frequência, devem ser destinados a locais mais visíveis e de fácil acesso, já os demais podem ser guardados em locais mais reservados.

SEISO
 O Seiso é o senso de limpeza, a cultura da empresa deve ser de zelar também pela limpeza do ambiente de trabalho, aqui vemos que os sensos são todos ligados, no primeiro tivemos o de utilização, descartando possíveis materiais que não tem mais utilidades, em segundo o de organização o que facilita para o senso de limpeza.
 É necessário criar processos para que a limpeza do ambiente seja sempre executada, conscientizando todos de sua importância.

SEIKETSU
 O Seiketsu é o quarto senso e é em relação a normalização ou padronização. Aqui é a fase da metodologia em que é preciso fazer com que os sensos anteriores virem hábitos cotidianos dentro da empresa, criando processos que sejam padronizados para execução dos colaboradores os conscientizando disso.

SHITSUKE
 O quinto e ultimo sendo é o Shitsuke que é o senso da disciplina. Para que a nova filosofia/metodologia da empresa seja mantida é necessário disciplina. Para isso é extremamente necessário despertar um senso de autodisciplina em todos os colaboradores, que pode ser feito através de treinamentos, avaliações e feedbacks, também é valido fazer métricas para analise do antes e depois da aplicação e compartilhar com os colaboradores o que ajuda na conscientização e mostra a sua importância.



Precisa melhorar seus conhecimentos no Excel ? Conheça o curso profissional EXCEL ETRAODINARIO.
 O curso é completo, do básico ao avançado com respeito total ao seu tempo,  este método é 100% certo para você aprender.

 Clique abaixo para conhecer ainda hoje!