Portal de notícias, curiosidades, livros, cursos e muito mais!

Como conectar dois computadores .



Método 1 de 5: Ethernet
Plugue um cabo ethernet. Para conetar dois computadores que não tem acesso a uma rede compartilhada, você pode usar um cabo eternet para fazer uma conexão direta entre as duas portas Ethernet destes computadores.
Em alguns computadores é necessário usar um cabo "crossover". Esse é um cabo especial, cujos fios são dispostos de forma inversa. As portas Ethernet possuem entradas e saídas, e o cabo crossover tem essa mudança para que a saída de um computador se conecte à entrada do outro.
Muitos computadores atuais não precisam de um cabo crossover: eles usam Auto-MDIX (que é uma funcionalidade que permite que o computador descubra automaticamente qual o tipo de cabo se está usando, se é o "crossover" ou se o "direto"), e irão configurar automaticamente a porta Ethernet.
A maioria dos computadores Mac produzidos depois do ano 2000 não precisam de um cabo crossover.
Se você não tem certeza, verifique a documentação do seu computador para ver quais são as necessidades do seu sistema. Se não estiver disponível, use um cabo crossover: uma porta Ethernet que detecte automaticamente o cabo plugado irá funcionar tanto com um cabo crossover quanto um cabo padrão.



Método 2 de 5: Windows Vista, 7, ou 8

Conecte dois computadores usando um cabo crossover. Um dos dois computadores deve estar operando com o Windows Vista, 7, ou 8.

Abra o Central de Rede e Compartilhamento. Se você está conectando um computador com Windows 7 e outro com Windows vista, use o Windows 7 para realizar essas operações.
Clique no botão Iniciar e então selecione Painel de Controle. Na caixa de pesquisa escreva "rede" e então clique em Central de Rede e Compartilhamento.
Selecione sua rede. No mapa de rede, mostrado no topo da Central de Rede e Compartilhamento, clique duas vezes no ícone de rede Não Identificada.
Se você tem mais do que uma única rede, o ícone aparecerá com o nome de Redes múltiplas.
Ative a descoberta de rede. Se a descoberta de rede e compartilhamento de arquivos estiver desligado, em Rede, clique na barra de informações contendo essa mensagem: e então clique Ativar descoberta de rede e compartilhamento de arquivos. Se for pedido a você uma senha de administrador, ou confirmação, digite a senha ou confirme, quando necessário.
Nota: se um dos seus computadores está executando o Windows XP, pode demorar um pouco para que ele apareça na janela de Rede. Você pode precisar configurar o computador com o XP, como descrito nos passos abaixo.


Método 3 de 5: Windows XP

Abra o Painel de Controle. Clique no menu Iniciar, selecione Painel de Controle ou Configurações e então Painel de Controle.

Clique duas vezes em Sistema e então selecione a aba Nome do Computador. Entre com o nome de cada computador e com o nome do grupo de trabalho.
O nome de cada computador deve ser único, mas o nome do grupo de trabalho deve ser igual para os dois.
Configure a conexão de rede. No Painel de Controle, clique em Conexões de Rede e então conecte o computador usando o cabo crossover.
Se qualquer uma das máquinas apresentar o status de "Desconectado", ou o cabo não está colocado corretamente, ou está com problemas.
Ative o compartilhamento de arquivos. Clique com o botão direito no ícone de conexões de rede e então selecione Propriedades. Clique na aba Avançado e então clique em Configurações do Firewall do Windows.
Na janela de Configurações do Firewal, clique na aba Exceções e certifique-se de que Impressora e Compartilhamento de Arquivos está selecionado.
Pode demorar algum tempo até que o computador obtenha o endereço de IP e apareça na janela de Conexões de Rede.
Nota: Se você está conetando dois computadores usando Windows XP, você precisará realizar os passos descritos acima em ambos os computadores

Método 4 de 5: Mac OS X
Conecte os computadores. Conecte um cabo Ethernet de um computador ao outro.
Se você não tiver uma porta Ethernet, você também pode usar um adaptador USB para Ethernet.
Configure as preferências de rede. Em cada computador, no painel de preferências de Rede, selecione Mostrar Configurações da Porta de Rede e assegure-se de que a Ethernet está marcadda.
Se a Ethernet está ativa, será mostrada no painel de Status da Rede no painel de Preferências do Sistema de Rede.


Ative o Compartilhamento. Abra o painel de Preferências de Compartilhamento em uma das máquinas e ative o Compartilhamento Pessoal de Arquivos. Tome nota do endereço do computador, mostrado aqui como "afp://192.168.0.2" (afp significa Apple File Protocol).
Configure o outro computador.
Usando o Finder no OS X 10.3 ou superior, clique no ícone de Rede na barra lateral.
Quando tudo tiver carregado, procure pelo nome do primeiro computador que você configurou e clique nele.
Você pode ter que fornecer uma senha.
Outra janela de diálogo irá aparecer com todos os volumes disponíveis. Selecione um, ou todos eles e os ícones irão aparecer na sua barra lateral como partições.

Método 5 de 5: Usando um computador Mac como Servidor
1Compartilhe os computadores como servidores. A vantagem de fazer isso é que os ícones dos drivers do outro computador aparecerão na área de trabalho como volumes.
2Escolha "Conectar ao Servidor" a partir do menu.
Uma caixa de diálogo irá aparecer com uma lista dos seus servidores favoritos. Se o IP da máquina que você quer conectar não aparecer na lista, clique em Procurar ou escreva o endereço de IP da máquina no campo Endereço do Servidor.
Clique em Conectar. Um diálogo requisitando a senha irá aparecer. Entre com a informação requisitada.
Um diálogo irá aparecer, mostrando as seleções de volume no Mac de destino. Uma vez que os ícones aparecerem na sua Área de Trabalho, você pode usá-los como faria com qualquer outro drive.