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Descongelamento, mudança e recongelamento. Modelo de Mudança de Lewis

  


Toda empresa em algum momento se depara com a identificação de problemas, em que se diz respeito a competências gerenciais após a identificação do mesmo é necessário medidas para que o mesmo seja resolvido. 

 Muitas vezes o problema é apenas reportado, o que faz com que saibamos que o mesmo exista, mas como resolve-lo fica para segundo plano o que consequentemente acaba piorando a situação.

 Para esses casos temos um modelo desenvolvido pelo psicólogo Kurt Lewis que consiste em 3 etapas para realizar as mudanças necessárias fazendo com as mesmas sejam consistente, e se preciso for utiliza-la quantas mais vezes forem necessárias.

 As etapas consistem em que ele analogicamente chama de Descongelamento, mudança e recongelamento, da mesma forma como um cubo de gelo.


 Descongelamento

 Nessa primeira etapa o líder identifica que existe a necessidades de mudanças nos processos da empresa, e como o nome sugere, temos que descongelar, ou seja, parar de executar da forma que estamos habituados. Consequentemente analisamos os processos que necessitam de mudanças, nessa etapa é de extrema importância que sejam analisados e expostos todos os problemas para que as soluções sejam desenvolvidas.

 Falar e ouvir sua equipe nessa parte é fundamental, fazendo assim com que você tenha apoio e todos de certa forma estejam com compromisso para a segunda etapa para a solução dos problemas.


Mudanças

Nessa etapa com os problemas nos processos já identificados, cabe ao líder apontar e  fazer claro a todos as mudanças que serão executadas com o intuito de melhorar ou solucionar .

 É necessário nessa etapa o estimular envolvimento da equipe para que todos também estejam compromissados para o novo molde e assim executem, deixando claro de como, quem e quando nos processos.


Recongelamento

 A ultima parte do processo tem como executar todas as mudanças estabelecidas para que haja resultados esperados padronizando as novas medidas que foram discutidas na etapa da mudança.

Treinamentos, informações e orientações e liderança fortes serão necessário nessa etapa para assim motivar e encorajar sua equipe, não esquecendo de comemorar as o sucesso alcançado.