Portal de notícias, curiosidades, livros, cursos e muito mais!

Comunicação nas empresas: Cuidados com os estrangeirismo.

 Afinal, o que é estrangeirismo?



 Estrangeirismo é o nome dado ao uso de palavras estrangeiras presentes no idioma nativo do emissor e receptor, palavras de outros países inseridas no português.

 Exemplos de estrangeirismos:

Shopping center, marketing, spray, show, notebook.

 Estrangeirismo deve ser evitado em nas empresas pela falta de compreensão que pode ocorrer dentro das empresas acarretando assim maiores problemas. Quando se ocupa um cargo importante dentro de uma empresa seu papel principal é liderar e uma das habilidade que um líder eficaz deve ter é o domínio da comunicação, o estrangeirismo e assim como outros vícios de linguagens devem ser evitados.


 Estamos mais conectados do que nunca, sendo assim acabamos tendo acesso a outras culturas e assim o modismo acaba ficando presente, não somente na forma de estilo de vida, se vestir, bens a possuir e também na forma de se pensar e expressar.

 O estrangeirismo não é um vilão, para uns pode ser no máximo um anti-herói, pois é uma consequência dos avanços, no inicio acaba sim tendo um impacto negativo mas consequentemente acaba entrando em nosso cotidiano.


O outro lado da moeda do estrangeirismo

 Se por um lado o estrangeirismo pode afetar de forma negativa dentro das organizações, não se atualizar ao mesmo pode trazer algumas consequências nada boas. A comunicação deve ser clara sim, mas também saber empregar palavras expressões com assertividade, as empresas hoje se comunicam e agem muitas vezes de forma global, e já é de senso comum que falar mais de um idioma é o diferencial que traz mais resultados.

 Procurar se adaptar é essencial também, visto que conhecimento nunca é demais atualizar-se só tende a trazer benefícios para você, sua carreira e sua empresa. 

 Por fim você deve sempre conhecer bem seus stakholders (partes interessadas com a coordenação das corporações) e usar seu discernimento nas suas comunicações.