Portal de notícias, curiosidades, livros, cursos e muito mais!

Ativos, passivos circulantes e não circulantes entenda as diferenças.


Ativos dizem respeito aos bens e diretos que as empresas possuem, já os passivos são as obrigações que a empresa tem, estes dois podem ter características circulantes e não circulantes.

 Ativos circulantes e não circulantes o que são ?

O que é um ativo circulante ?

Um ativo circulante são bens, matérias primas, dinheiro e contas a receber próximas, ou seja são ativos circulantes os que se pode transformar em dinheiro em um curto prazo.


O que é um ativo não circulante ?

Um ativo circulante são os que levam maior prazo para efetivamente virarem dinheiro para a empresa, sendo um prazo maior do que 360 dias, um investimento, seja em equipamentos, ações, fundos e outros títulos.


Passivo circulante e não circulante.

Passivo circulante são as obrigações das empresas que devem ser realizadas até o final do exercício, exemplos, pagamentos, 13, férias, impostos (IPTU, IPVA) fornecedores

Passivos não circulantes são obrigações que levam um prazo maior, superior a um ano para serem quitadas, exemplos dessas obrigações são, empréstimos e financiamentos a longo prazo.


Passivo exigível

O passivo exigível é uma obrigação em que a empresa tem com terceiros e deve honrar de acordo com contrato, bancos, fornecedores por exemplo.

Passivo não exigível

O passivo não exigível é o capital circulante que a empresa possui e que devem ser repassados aos sócios e investidores, o mesmo não precisa ser pago em um prazo determinado, ao invés de ser repassado pode ser usado para investimentos, melhorias e aquisições para aumentar as receitas.


Tendo problemas com fluxo de caixa ? Acesse a planilha fluxo de caixa que vai ter ajudar a organizar e melhorar o controle da sua empresa.

 Acessar Planilha Fluxo de caixa