Portal de notícias, curiosidades, livros, cursos e muito mais!

Hard Skills e Soft Skills: Conheça e entenda as diferenças.



 Veja e entenda sobre Hard e Soft skills que se baseiam em habilidades e comportamentos de liderança  que podem ser implementada como analise tanto no ambiente interno de trabalho quanto nos processos de recrutamento.

 Ao analisar nosso ambiente interno, com estratégias de SWOT por exemplo identificamos varias forças e fraquezas, um meio para identificar de forma precisa e eficaz, é através da Hard Skills e Soft Skills, com elas você possui um guia para aplicação de estratégias em buscas de resultados, também podendo ser um meio para filtrar novos integrantes da equipe na fase de recrutamento, baseando no que a empresa precisa no momento. Enfim é essencial para que os gestores tenham conhecimento da mesma.

Diferenças entre hard Skills e Soft Skills

 São habilidades que o individuo possui e que podem ser comprovadas, ou seja, atraves de um diploma ou certificado, que são obtidos na realização de cursos, treinamentos e outras habilidades que ao final da conclusão disponibilizam um desses documentos.

 Muito importante de se observar e exigir quando você quer, pois isso comprovara que o candidato tem as habilidades que a empresa pede, o mesmo se aplica a funcionarios internos e planos de carreiras, quando o mesmo deseja subir na empresa, certos cargos exigem conhecimentos especificos que por exemplo, uma faculdade pode oferecer.

 Claro, faculdade garantem diploma, mas além delas existem cursos e treinamentos que garantem certificado que comprovam que o candidato possui habilidades técnicas para aplicar.

Exemplos de Hards Skills

  • Certificado em desenvolvimentos de softwares
  • Conhecimento de outros idiomas
  • Diploma de graduação
  • Cerificado de marketing


O que são Soft Skills ?

As softs Skills se baseiam em habilidades comportamentais, as mesmas não precisam de um certificado, mas podem sim ser complementadas com treinamentos e cursos, cabe ao gestor ou recrutador idênticar as mesmas.

O recrutador vai precisar analisar esses comportamentos durante a entrevista, através de observação e conversas em que o candidato mostre e cite exemplos de como na pratica determinados comportamento dele fez resultados e também podem ser observadas na pratica através das dinâmicas em grupo.

 Pessoas com Soft Skills tendem a ser bom lideres e manter sempre a equipe motivada fazendo que todos os seus funcionários trabalhem de forma organizada e harmoniosa em prol dos objetivos da empresa.


Exemplos de soft skills:

  • Empatia;
  • Motivação;
  • Persuasão;
  • Inteligência Emocional
  • Comunicação;
  • Resiliência;
  • Bom humor;
  • Autocrítica;
  • Determinação.


O recrutador que tem conhecimento do ambiente interno da empresa sabe das necessidades da mesma e utiliza como fator predominante tanto para recrutamento e promoções internas através dos planos de carreiras, escolhendo candidatos capacitados que vão gerar resultados desejados pela empresa.

Os recrutadores podem antes mesmo da entrevista analisar além do que os currículos dizem através de testes online mesmo, e também observando perfil profissionais como no LinkedIn, la o candidato tem muito mais espaço para adicionar suas experiências, habilidades, certificados, de forma dinâmica, isso porque o currículo limita o usuário, fazendo com que ele julgue apenas informações que ele acha relevante com a empresa que deseja ser recrutado.


 Veja também: Ambiente interno e externo das organizações.