Portal de notícias, curiosidades, livros, cursos e muito mais!

Planejamento estratégico, tático e operacional. Entenda a diferença!

  Muito vital para os objetivos das organizações, os planejamentos são divididos em estratégico tático e operacional, estar ciente deles e compreender suas diferenças e importância auxiliam nas tomadas de decisões de acordo com a posição em que você se encontra na empresa.



Diferenças entre Planejamento estratégico, tático e operacional.

Planejamento estratégico

 No planejamento de nível estratégico os gestores tendem a pensar na empresa como um todo e desenvolver ações para o longo prazo, leva-se em consideração os fatores internos e externos, visando sempre onde a empresa quer chegar, as decisões desse nível norteiam os demais níveis que devem estar alinhados com ele para o futuro da empresa.

 Analise do mercado, concorrência, formulação da missão, visão e valores são uma das funções do planejamento estratégico, além de estar atento aos processos internos para corresponder ao ambiente externo para satisfação do cliente.


Planejamento Tático

 Planejamento tático é o intermediário da organização, atingindo cada departamento, sendo que cada um desses devem formular suas estratégias de acordo com o planejamento estratégico.

 Suas ações são voltadas para o médio prazo e cabe a esse nível tomadas de decisões eficientes e eficazes, estando sempre alinhado com os objetivos a alcançar num período de médio prazo e quais ações tomar para determinados resultados.

 Os lideres devem sempre se lembrar do que o plano estratégico definiu e aplicar medidas, vendo se os recursos que tem disponíveis são compatíveis, se a equipe precisa ou não ser ampliada uma metodologia para isso pode ser através do 5w2h:

5W SIGNIFICAM:

  • What (o que será feito?) 
  • Why (por que será feito?) 
  • Where (onde será feito?) 
  • When (quando será feito?) 
  • Who (por quem será feito?) 

2H SIGNIFICAM:

  • How (como será feito?)
  • How much(quanto vai custar?)
 

Planejamento Operacional

 São as atividades diárias de uma empresa, os gestores planejam e cada equipe aplica as ações com metas para serem alcançadas.

 O planejamento operacional tem um período de ação mais curta, podendo ser de até um ano, nele são detalhadamente definidos quem fara determinada atividade,  como será o fluxo de trabalho, quais técnicas e recursos serão adotados e avaliar se os mesmos estão gerando resultados.
 Estar ciente dos mesmos, para o caso de necessidade de treinamentos, comunicar colaboradores sobre os processos que são realizados nesse nível.