Portal de notícias, curiosidades, livros, cursos e muito mais!

Balanced Scorecard o que é e como aplicar

Olhar para perspectivas além do financeiro aumenta as oportunidades de melhoras no desempenho consequentemente os resultados vem se a estratégia for bem elaboradas, esta é a função do BSC.




O que é o BSC?

 Modelo de Gestão estratégica desenvolvido por Robert Kaplan e David Norton dividindo-se em  quatro perspectivas para que as organizações realizem afim de alcançar e realizar os objetivos da mesma.

 Vale lembrar que as estratégias tem que ser pensadas no curto, médio e longo prazo, sempre que necessário revisar elas.

Como aplicar o BSC?

 Perspectiva Financeira

 A perspectiva financeira é crucial, afinal de contas o lucro é o principal meta das empresas e seus principais interessados são os investidores e acionistas. Um bom acompanhamento dos processos relacionado, garantem uma visão e medidas que vão melhorar a saúde financeira. Algumas das medidas que podem ser observadas nesse processo são, ROI, margem de lucro, capacitação de ativos, rentabilidade entre outros.

Muitas empresas quebram no Brasil pela péssima ou falta gestão de fluxo de caixa, clicando aqui você tem acesso ao Planilha de fluxo de caixa que vão te auxiliar no controle financeiro, controle dos gastos e também te ajudar na tomada de decisões.

 Acessar Planilha Fluxo de caixa


Perspectiva dos clientes


A aquisição e fidelidade de clientes são essenciais para o negocio funcionar, então tomar medidas voltadas a satisfação dos mesmos cria um bom relacionamento, sendo esse podendo ser prolongado e mantido por anos.

Existem organizações de setores parecidas, mas cada uma com suas características, algumas medidas por mais que pareçam obvias devem ser levadas em consideração e alinhadas a visão e valores da empresa.

 Bom atendimento, rapidez, qualidade dos produtos e serviços prestados, um cliente ao se deparar com todas essas qualidades em um único lugar cria um vinculo com a mesma e acaba por si só fazendo propaganda da mesma.

Perspectiva dos Processos internos

Estar ciente das falhas e vantagens de produção e serviços internos ajuda você a formular estratégias para que o desempenho continuem e melhorem, identificando as deficiências procurar meios de eliminá-las. Treinamento e capacitação dos funcionários fazem diferenças, além disso os funcionários tem que estar cientes de que são parte importante dentro da organização, a motivação dos mesmo só trás benefícios os mesmos podem ser vistos refletidos na qualidade, rapidez e atendimento.

Perspectiva de Aprendizado e crescimento


Capacidade de melhorar e inovar são resultados de uma organização ciente que é sempre preciso estar se renovando adotando estratégias e aplicando nos processo da mesma, o resultado é refletido em todas as perspectivas do BSC. 

Sempre estamos aprendendo, nas organizações ocorre o mesmo, precisamos sempre focar e aprender medidas que melhorem a habilidades e capacitação interna, podendo ser desenvolvida através de treinamentos, palestras, como manter um bom clima organizacional, uma atividade que as empresas estão cada vez adotando são convênios com instituições de ensino, faculdades por exemplo que motivam os funcionários a realizarem o conhecimento adquirido podem e devem ser implementados na mesma.

Fazer faculdade ainda vale a pena ?