Portal de notícias, curiosidades, livros, cursos e muito mais!

5w2h: O que é e como aplicar ? - GESTÃO ESTRATÉGICA.


 5w2h é uma ferramenta de gestão simples e prática que pode ser usada tanto em empresas quanto aos seus propósitos pessoais.

 Assim como as diferentes formas de estratégias de gestão a metodologia a seguir mostra como melhorar as técnicas e meios para alcance de propósitos que vão além da lucratividade, é valido conhecer para complementar e enriquecer as formas de administração de empresa, podendo ser aplicada nos diferentes níveis de planejamento, estratégico, tático ou operacional.


 Uma das coisas que as pessoas físicas e jurídicas tem em comum são a necessidade de uma gestão eficiente e eficaz, o 5w2h pode te ajudar na forma de etapas para o alcance de seus objetivos e propósitos, aumentar produtividade.

 Mas afinal...

 O que é 5W2H ?

 A sigla consiste em perguntas em ingles que funcionam como etapas para guiar para o processo de realizações de metas e objetivos.

São elas:

5W SIGNIFICAM:

  • What (o que será feito?) 
  • Why (por que será feito?) 
  • Where (onde será feito?) 
  • When (quando será feito?) 
  • Who (por quem será feito?) 

2H SIGNIFICAM:

  • How (como será feito?)
  • How much(quanto vai custar?)


Colocando o 5W2H em prática

Como agora sabemos o significados podemos organiza-los e iniciar o processo, What como vimos é o que será feito, primeiro passo estratégico é definir os objetivos que almejamos.

Logo em seguida vem o Why, que nos diz por que será feito ? aqui vemos como é importante ter ciência e noção do porque realizar, por exemplo, uma pessoa que decide fazer faculdade, pode dizer que o porque de fazer faculdade será por melhores salários e crescimento na carreira profissional, no meio empresarial o porque das mudanças pode ser melhorar margem de vendas.

Where, diz respeito aonde será feito, se por exemplo deseja melhorar a produtividade de um setor devemos dar foco e esforço para ele em especifico, deseja fazer um curso ou treinamento de aperfeiçoamento? Onde ele será feito ?

When, uma parte importante do processo é quando será feito, aqui temos que ter cuidado, sabemos que queremos resultados logo, mas é preciso analisar todos as circunstancias, a pressa assim como a demora podem acabando influenciando negativamente no resultado final.

Who, por quem será feito ? 

As estratégias serão exclusivamente realizadas por você ou você precisa contar com a participação de outros ? É importante definir quem serão os agentes dos processos para evitar erros e também criar um mastermind, onde todos contribuem com de alguma forma.

How, com será feito, você viu até aqui como cada nova etapa tem ligação com a que nos é apresentada anteriormente, outros aspecto importante é como será feito, aqui podemos ver por exemplo gestão de tempo, recurso, os processos, divisão e a finalidade, traçamos nesse ponto a forma mais eficiente de realizar de forma concreta as etapas apresentadas.

How much, quanto vai custar, estamos cientes que tudo tem um preço, é importante nesse ultimo ponto um cuidado especial, ter antecipadamente noção de quanto custar esses processos, devemos pensar em receitas e gastos, se conseguiremos honrar pagamentos, e evitar surpresas futuramente, uma boa forma é ser realista por mais que nem tudo seja previsível devemos trabalhar com números reais e ao mesmo tempo estar atento a oportunidades, que podem ser uma redução de preço de um produto ou serviço que você precisa.