Informação, dicas, entretenimento, curiosidades e mais um pouco de tudo !

quinta-feira, 24 de setembro de 2020

Como montar um currículo com pouca ou nenhuma experiência profissional.

 Enriquecendo e melhorando currículo.

  Um currículo bem feito pode ser o diferencial que vai te colocar em destaque em relação a pessoas que disputam vagas com você.

 Seu currículo é sua carta de apresentação, então quanto mais enriquece-lo e melhor organiza-lo mais bem visto você será pelos contratantes.



 Sem experiência profissional, o que colocar no currículo ?


 Sem duvidas este é a maior dor de cabeça para quem está entrando no mercado de trabalho, montar um currículo sem nenhuma experiência profissional, e devido esta falta, muitos jovens ficam com receio sobre o que preencher em sua carta de apresentação.

 Como vimos no artigo como montar um currículo profissional, devemos acrescentar informações realmente essenciais em nosso currículo, nome, endereço, contatos e escolaridade, devem vir nessa ordem e abaixo experiências profissionais, se você já trabalhou em algum lugar sem assinar carteira, é interessante preencher este campo com a sua experiência, suas funções e deixar claro que é um trabalho informal, caso não tenha ou sinta que essa experiência não tem relevância pode simplesmente preencher este campo com a simples mensagem, em busca da primeira oportunidade. 

 É normal ficar um receio na hora de se montar currículo quando se está se entrando no mercado de trabalho, mas todo mundo que trabalha já passou por isso em alguma etapa da vida.

 Muitas empresas contratam jovens sem experiências como jovem aprendiz, onde o que defini seu contrato fixo com a empresa são sua dedicação, e o objetivo é que você cresça e se desenvolva, consequentemente ir subindo de cargo com os anos.

 Cursos

 Este campo deve ser preenchido com cursos que ja realizou ou estão em andamento, baseado neles pode ter relação com sua vaga pretendida, e assim iniciar o emprego em forma de estagio, assim ao mesmo tempo que aprender você poem pratica. 

 Cursos EAD

 Hoje em dia os cursos EAD ( ensino a distancia) tem bastante relevância e estão cada vez mais comuns, você que é novo deve apostar em cursos profissionais que podem ser realizados de forma online, no conforto de sua casa, alguns inclusive são de graça.

 Informática


 Informática é um campo interessante pois toda empresa possui computadores, e algumas vagas inclusive são destinadas para pessoas com algum conhecimento nesta área.

 Você pode adicionar o que sabe, mas é claro, com coisas essenciais como:

 Word-Excel-Outlook-Photoshop 

Essas são algumas opções, você pode preencher com outros softwares que conhece, mas levar em consideração se os mesmos são relevante para a empresa pretendida, exemplo, você quer se candidatar para vaga de estagio de designer gráfico, Photoshop, CorelDraw são programas dessa área, já o paint não.


 Qualidades e Objetivos

 Por fim podemos destacar nossas qualidades e o objetivo que desejamos, nesses campos deve-se ser o mais sincero possível mas com cuidado na forma de se expressar, nós sabemos que você quer emprego para ter seu dinheiro, mas esta não é a melhor descrição de um objetivo, seu contratante pode acabar entendo que você não leve o serviço a serio ou que se desenvolver e aprender não esteja em sua meta, uma boa é trocar, quero trabalhar para conseguir dinheiro por: Quero ingressar no mercado de trabalho para conseguir minha independência financeira. Bem melhor né? e o melhor não é mentira, você realmente quer trabalhar e ter seu dinheiro, outra dica em relação a este campo é ir preenchendo e perguntar para um amigo ou familiar o que ele acha, ele pode te dar conselhos e sugerir frases e palavras mais formais.

Share:

MagazineUPOU

Trabalhe em casa como afiliado !

Siga por Email