Portal de notícias, curiosidades, livros, cursos e muito mais!

Criando textos e postagens todos os dias e como estimular a criatividade



 Quando começamos a escrever sobre os mais diversos assuntos, parece uma tarefa tão fácil, várias ideias vem a mente, você termina um texto e já tem outro para fazer, ate mesmo quando esta criando um já vem em sua mente um com assunto interligado, mas com o passar do tempo acabamos tendo um bloqueio criativo e aos poucos ficamos menos produtivos e motivados, consequentemente acabamos caindo na procrastinação.





Evitando a procrastinação.




 De inicio vamos falar sobre procrastinação, aqui entre nós, só o fato de se poder ganhar dinheiro com algum trabalho ou tarefa deveria ser uma ótima forma de acabar com a nossa preguiça e o desejo de adiar as coisas.
 


 Se você em algum momento se sente assim quando escreve, não se sinta mal, é extremamente normal, só não pode ser frequente e cair na rotina. Após uma vez, duas ou três, (não passe disso) procure uma reflexão, caso não fique muito animado sobre o assunto que escreve opte por outro que possa fazer mais a sua cara, não é necessário abandonar outros temas ou assuntos, na verdade um pode ate de certa forma complementar o outro.


 Uma boa forma também de evitar a vontade de sempre adiar tudo, é a organização, ambiente, horários e material de trabalho, alias leve esse conceito para diversas outras situações de sua vida, ser organizado só vai te trazer benefícios na sua vida pessoal e profissional, claro que isso merece reflexões e tempo, aos poucos você vai percebendo os benefícios.


 Como eu disse, a recompensa em dinheiro deve sim ser levada em consideração, se você trabalha por conta própria então deveria ser mais motivadora ainda, pois escrever vai te dar independência financeira, além de outros benefícios como, conhecimento, enriquecer seu portfólio, seus blogs ou sites.


  Uma outra boa forma de evitar procrastinação é sendo freelancer, caso você já não seja, sites online disponibilizam o contato entre redatores e gente que precisa de textos, o que pode ser além de uma grana extra, também acaba sendo como uma forma de aperfeiçoamento.




Redator colaborador


 Ser redator colaborador também pode ser uma ótima maneira de evitar a procrastinação, adicionar mais itens a seu portfólio e também aperfeiçoar sua escrita. Alguns sites e blogs disponibilizam essa oportunidade, vale a pena entrar em contato também.

 Ambiente de trabalho
 Antes de iniciar a escrever temos que ter um ambiente de trabalho, um canto onde devemos deixar apenas o necessário, cadernos, blocos de notas, notebook e similares.
 Claro que um ambiente totalmente vazio não é nada estimulante, tenha alguns objetos que estimulem sua mente, podem ser livros, quadros ou qualquer objeto de decoração.
 Evite ao máximo eletrônicos na hora de escrever, a não ser os que você utilize para criar postagens.
Muitas pessoas utilizam Smartphones e tablets para escrever
também, o problema são jogos e aplicativos como os de redes sociais, Facebook, Instagram, Twitter e outros que acabam consumindo muito tempo nosso. Essas formas de entretenimento podem ser muito mais prazerosas depois de realizadas nossos textos, pois já não existe a pressão de que precisa largar tudo para voltar ao trabalho.

Escreve em casa ? Converse com sua família.

 Trabalhar em casa tem sim seus lados bons, mas nem sempre é fácil conciliar devido a família, antes de mais nada, você precisa definir um bom horário para escrever, caso more com um parceiro, converse com ele e explique em determinado período vai estar ocupado(a) e espera a compreensão do mesmo. Em caso de filhos pequenos peça também a seu parceiro(a) ajuda para tomar conta deles nesse período.

 Quer trabalhar casa e poder ter sua independência financeira ?




 Claro que há casos de pais e mães solteiros, filhos adolescentes não são fáceis de se lidar, mas eles ficam mais facilmente entretidos, com redes sociais, vídeo games e outros, já no caso de filhos pequenos existem além da necessidade de entreter, também é necessário estar sempre de olho, nesse caso é bom sempre estimular sonecas, e aproveitar esse momento para produzir conteúdos. Você sempre poderá tirar um minuto, para ver se esta tudo bem e voltar para produção, aproveite também, para ir ao banheiro, beber água, mas volte logo ao trabalho.

 Dinheiro: Veja como trabalhar como afiliado e ganhar dinheiro online clicando aqui

Horários


 Sempre existe aquele momento somente nosso, infelizmente as vezes apenas uns minutos, mas quando se trabalha como redator por exemplo é necessário de muito tempo, não apenas escrevendo, mas também realizando pesquisas. Caso você trabalhe como freelancer, ou para você mesmo existe também necessidade de um tempo definido, comece com testes de meia hora por exemplo.
Você já organizou seu local de trabalho, conversou com sua família agora basta, fazer testes com horários para ver qual o melhor e que não vá causar transtornos ou atrapalhar sua vida pessoal, comece com poucos minutos, tente em um dia separar meia hora para produzir algum texto, não deu certo ? Tente outro dia em outro horário, quando encontrar algum, vá aos poucos aumentando o período dedicado, de meia hora passe para 45 minutos, uma hora, uma e quinze e assim por diante, lembre-se quanto mais tempo melhor, assim você pode fazer revisões, e também criar mais textos.

 Quando definido o tempo que você vai dedicar para produzir seus textos, siga fielmente o mesmo. Acabou seu tempo reservado para produzir textos, mas você ainda esta cheio de ideias e quer fazer mais e mais, tente ao máximo evitar isso, pegue essa ideia e anote para que no dia seguinte você de continuidade, uma vez ou outra pode ate ser aceitas, mas na situação da família após a conversa você fez um acordo, para que eles respeitem seu momento, é necessário que você também faça isso. 

Foco

 Você pode escrever por diversos motivos, seja trabalho, para blogs ou sites, redes sociais, roteiros para vídeos, por hobby, a lista é realmente grande, entretanto, você só vai conseguir produzir quando tiver foco, escolher bem o assunto é essencial, realizar pesquisa e ter em mente quando e quanto vai escrever, nem todo texto precisa ter uma quantidade enorme de palavras, uma vez ou outra tente fazer um texto menor, mas que contenha todas informações relevantes, isso muitas vezes é agradável não só para você mas quem vai ler também, muitos textos que contém excesso de informações uma hora ou outra sai do foco, e isso acaba causando um desconforto nos leitores.

 É sim totalmente indicado escrever sobre diversos assuntos, isso só tem a agregar, além de aumentar sua bagagem e enriquecer seu portfólio, mas quando estiver escrevendo sobre determinado assunto foque ao máximo nele, como nem todo projeto vai ser concluído em um único dia, como e-books por exemplo, deixe outros projetos anotados para depois e crie seu prazo para conclusão.

 Trabalhar por conta própria tem suas vantagens, uma delas é em relação a prazos, se o texto é para você, não existe nenhuma pressão a não ser a sua, entretanto, é sempre bom determinar um prazo para que você não acabe relaxando e deixando de realizar um conteúdo com qualidade, e que também gaste tempo mais do que o necessário. 

Criatividade e ideias não tem hora.

 Mesmo definindo um horário, não quer dizer que necessariamente vamos sentar e começar a escrever automaticamente e ideias vão chegar somente nesse momento, ideias podem vir a qualquer momento, por isso sempre anote-as, eu recomendo sempre andar com um bloco de notas e canetas, não que você não possa usar seu smartphone e algum aplicativo para anotar, mas dificilmente a gente só usaremos para anotações, com as notificações, redes sociais, jogos e outros acabamos perdendo o foco e também ótimas oportunidade de textos. Seu celular não é um vilão ele pode até ser uma ferramenta, isso quando temos um controle, basta definir prioridades, atenda chamadas apenas urgentes, mensagens deixe para ver e responder tudo de uma única vez e em um momento que tenha certeza que nada vai surgir.

Estimulando a criatividade

 A maior dificuldade quando se trata escrever textos é a criatividade, muitas vezes não importa o que façamos ela dificilmente vem, muitas vezes após produzir textos, acabamos com a frustração de não vir mais nada em nossa mente, isso é extremamente comum, e existem métodos para evitar o bloqueio criativo.
  
Leitura

 A leitura pode ser uma grande fonte se inspiração para você, além de enriquecer seus conhecimentos, e consequentemente utilizar em seus textos, todo mundo tem um assunto favorito. Se você escreve sobre economia não deve ler livros sobre culinária certo ? Errado !
 Ler sobre o que dominamos ou assuntos sobre os quais estamos habituados a escrever é bom, e ajuda a manter o conhecimento atualizado, mas também é sempre bom diversificar um pouco, ler sobre outros assuntos além de expandir sua mente também podem se encaixar de alguma forma em seus textos. Com essa atitude você pode descobrir novos gostos e também trabalhar com textos diferentes dos que está acostumado.

 A leitura não está apenas restrita a livros, sempre é bom estar atualizado, procure sempre ler notícias, para sempre atualizar seu conteúdo. Toda leitura é válida, jornais revistas ou blogs .

Assistir

 Como já vimos e sabemos ideia não tem hora, uma coisa que funciona como um gatilho para imaginação são filmes, séries e documentários, sempre ricos em informações que podem te gerar inspirações, idéias e informações.

 Pesquisando

 Uma forma de complementar informações, saber a demanda e inclusive inspirar é realizando pesquisas, procure sempre antes de iniciar algum texto não apenas ler mas sim devorar, tudo relacionado, claro que não quero que você coma seu notebook ou smartphone, mas sempre é valido e importante enriquecer suas publicações, veja vídeos leia artigos, vale também visitar em fóruns o que já se tem sobre determinados assuntos, vale também ler livros, antes de mais nada livro sempre será um dos melhores investimentos da sua vida.

 Músicas

 Dificilmente em sua vida você vai encontrar alguém que não goste de músicas, são vários gêneros que fica impossível não agradar alguém. Eu por exemplo gosto de vários sou bem eclético, mas de coração, amo a banda alemã Rammstein.
 Não que eu queira abrir seus olhos para a verdadeira arte e te fazer ouvir Rammstein, mas veja como é incrível essa banda pesquisando em seu tempo livre.



Posso ajudar ?

Eu não sei sobre o que você escreve, mas eu tenho certeza que este assunto ou nicho tem grupo nas redes sociais. Quando eu fiacava sem ideias para criar minhas publicações, eu entrava em duas redes sociais diferentes, Facebook e Yahoo Respostas, isso para além de aprender mais e ao mesmo tempo descobrir as duvidas relacionadas ao que escrevia. Geralmente quando a pessoa procura resolver uma duvida pelas redes sociais ela procurou uma solução no Google, e como não conseguiu informação relevante tentou no grupo especifico, isso é uma ótima oportunidade de postagem.

 Não somente útil para tirar umas ideias, ao mesmo tempo grupos também servem para gerar tráfego, mas cuidado para não ser considerado um spammer, entre duvidas e outras, responda de forma resumida, e complemente falando, olha no meu blog falo mais um pouco sobre isso, e abaixo deixe o link com a publicação.
 Uma outra boa forma de conseguir analisar assunto,sua relevância e pesquisa é através do Google Trends. Nele você pode até saber por região o numero de acessos e pesquisas sobre determinado tema.

Escrevendo para blogs e sites, não desanimar é a chave.

 Escrever para nos mesmo é uma coisa boa e satisfatória, você mesmo analisa seus textos e publicações sem nenhuma
pressão, caso você escreva por outros motivos cogite ao menos ter seu blog pessoal.

Aprender, aprender e aprender.

 Procure ao máximo aprender não somente assuntos sobre os quais escreve e esta habituado, quanto mais assuntos e temas dominar será melhor, não apenas para escrita e criação de conteúdo, mas também para o seu pessoal, além de se tornar uma pessoa culta, você sempre vai agregar em círculos sociais, na internet, acaba se tornando referencia, e assim as pessoas automaticamente associam você, e irão vir atrás de seus conteúdos.

Social Media

 Hoje em dia é fato que as empresas que se sobressaem na frente de outras tem um vinculo mais fortes com seus seguidores e clientes, grande parte pela presença nas redes sociais. Isso acontece por que com os perfis nas mídias sociais elas podem atender diretamente seu publico, divulgando informações, criando suas próprias propagandas e publicações com intuito de não apenas divulgar a marca e seus produtos mas sim, entreter, animar, despertar curiosidades e muito mais sem se esquecer do principal que é o atendimento.

 Toda essa comunicação através das redes sociais são realizadas pelo Social Media.
 Social media é o responsável pela criação de conteúdo e comunicação, também cuida do monitoramento, ou seja resultados, e juntamente com esses fazer estrategias e traçar metas para conquista de um novo público, mantendo uma relação fiel com o publico mais antigo. A comunicação do Social Media pode ser com vídeos, textos, fotos e outros, também é necessário estar atento a tendências de mercado, ferramentas que surgem frequentemente nas redes sociais, sendo essas que influenciam em engajamento, pois quando você tem o domínio dessas ferramentas pode fazer publicações que são relevantes e obtém melhores resultados.

 O que é preciso para trabalhar como Social Media ?

 É muito comum que os que atuem na área tenham formações voltadas principalmente em Publicidade e Marketing, eu estaria mentindo se dissesse que esse não seria um diferencial, mas hoje em dia não é um requisito, claro que você deve ter domínio de coisas interligadas, porém a meios que você possa também seguir essa profissão o que vai lhe custar tempo para estudos, com dedicação e força de vontade qualquer pessoa que aprenda determinados.

Em resumo o profissional da área precisa entender de :
  1. Mídias sociais
  2. Criação de conteúdo
  3. Monitoramento
  4. Estratégias de Marketing
  5. Marketing Digital
  6. Design
  7. Redação
  8. Técnicas SEO / Ranqueamento / Google Analytics
  9. Facebook ADS / Google ADS
  
FACEBOOK | INSTAGRAM |

 O principal para ser criador de conteúdo é ser criativo, e o legal como citei não esta apenas em uma mídia social, vamos analisar o Facebook, os criadores estão principalmente em grupos e páginas, são poucas as pessoas que publicam conteúdo em seu próprio perfil, por que não atrai um grande numero de visualizações quanto as páginas por exemplo,sem contar que não passa uma imagem profissional, se você por acaso pretende vender através do Facebook invista em uma página, de um nome que tenho relação com o produto, a não ser que seu objetivo seja ser Influencer, que são esses que dominam o Instagram por exemplo.

Influencer.

 Influencers compartilham opiniões, estilo de vida, humor, dicas e conseguem bastante seguidores que se identificam com conteúdo.
 O pré-requisito para ser um bom Influencer, é a originalidade, expressar se sem medo, mostrar o que pensa e passar confiança e estar por dentro das atualidades.
 Conteúdo de qualidade, se expresse da melhor forma possível, mas sem pressa reveja o conteúdo criado, sabemos que influencer tem que ser determinado e original, mas sempre é bom analisar publicações e opiniões pensando nos seguidores.

 Em caso que dúvidas tente fazer algumas alterações, e pesquisar mais sobre. Associe apenas a marcas que te represente para que você possa sempre ser sincero e divulgar um conteúdo bacana com opiniões reais.

  •  O meu conteúdo expressa exatamente o que eu quero passar ?
  •  É auto explicativo ?
  •  Meus seguidores irão interagir da forma esperada ?
  •  Poderia acrescentar algo mais ? Posso fazer diferente ?
  •  Tem relação com meu nicho ?
  •  As tags são correspondentes ao que estou apresentando ?
  •  Usa fontes ? Elas são confiáveis ?

 No Facebook, o que prevalece é o que você pode transmitir em poucas palavras no titulo da postagem, e logo abaixo um texto informativo, legendas e tags, mas o que prevalece é o que você coloca nas imagens, geralmente quando você quer transmitir uma mensagem são ignorados, porque geralmente esse recurso é usado por anunciantes, não que você não possa usar o Facebook para anunciar muito pelo contrario, o que temos que levar em consideração é que temos que ser o menos superficial possível, um bom método é interagir com seus seguidores, e possíveis novos.


 Independentemente da forma que ira publicar, lembre-se que não adianta mais apenas divulgar seu produto, é preciso proporcionar boas experiências com as pessoas, isso a gente conseguimos reagindo e interagindo com eles, respondendo dúvidas, mensagens e oferecendo mais informações se for o caso.

 Caso você venda algo, forneça meios para troca de mensagens, é possível adicionar números, e disponibilizar mensagens em páginas, opte por isso.

FIDELIDADE

 Mantenha o foco, caso queira proporcionar um conteúdo diferente, pense na possibilidade de criar um novo grupo ou página, pois quem esta te seguindo tem interesse muitas vezes em determinado assunto. Você pode usar o seu atual meio para divulgar e assim filtrar pessoas para seu novo projeto.

 Trabalhando com imagens.

 Hoje em dia existem vários softwares para edição de imagens cada um com funções similares e ao mesmo tempo alguns com recurso mais profissionais, o que possui grande destaque e também o mais conhecido e utilizado é o Photoshop, mas também existem aplicativos para edição de imagens ,você pode usar eles caso não possua um computador, ou também trabalhe com celulares e tablets.

 Em grande parte o segredo para melhor desempenho e sucesso com imagens é escolha bons esquemas de cores.
 Não utilize cores demais, e lembre se de por mais que você insira textos na imagem sempre que possível adicione elementos, se estiver falando sobre a venda por exemplo, poderíamos usar % Off, para anunciar um desconto o valor é simbólico, você altera de acordo,10% Off,20,30... esses tipos de elementos mexem com o cliente porque independentemente do publico todo mundo quer vantagens, o que vale usar são a agregação de bônus, algo que incentiva a compra, e um beneficio extra por exemplo.

 Banco de Imagens

 Vale lembrar que existem sites que disponibilizam imagens gratuitamente para o uso, eu recomendo o Pixabay, que oferece um grande número no seu banco de dados, mas também é possível escolher o tamanho das imagens sendo essas de ótima qualidade.
 Mas se for criar conteúdo mais comercial crie suas próprias mídias, se não entender muito contrate um designer.

 Conteúdo em vídeos. 

 Segue o mesmo esquema das imagens, porém permite um maior vinculo, o que esta em alta são os memes relacionados a virais, associar humor e outras formas de entreter os seguidores melhora suas relações e ao mesmo tempo atrai novos públicos. Para se criar um bom vídeo caso no estilo vlog por exemplo você precisara de um bom local, que seja bem iluminado, e um editor de vídeo exemplos:

Lightworks
Adobe Premiere Pro
Sony Vegas Movie Studio

Por que usar editores de vídeos ?

 Bom primeiramente para adicionar ferramentas e elementos que podem melhorar o áudio e adicionar efeitos e também mesclar vídeos, também é viável adicionar seu selo, mas lembre-se de não exagerar no tamanho, e por fim se for de sua preferencia pode e deve ser adicionado textos no vídeos também.